terça-feira, 26 de abril de 2011

DICA

Acessem esta página.. uma benção cheia de dinâmicas apropriadas para catequese..

http://soucatequista.com.br/canal/dicas/dinamicas

DINÂMICAS!!!!!!!!!!!!!

- Desenho às cegas
Colar um papel pardo ou cartolina na parede.
Chamar 2 crianças de cada vez no mural (olhos vendados) para desenhar um objeto a pedido do Professor.
Vai ser divertido para as crianças verem depois como elas desenharam sem poder enxergar, e também será divertido para os coleguinhas que estarão assistindo.

- Sacola às cegas
Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas.
A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.

- Abraçando balões
Todas as crianças devem estar vendadas. Soltar balões pela sala e elas deverão encontrar e abraçar o balão encontrado até estourar.
Dentro deve ter balinhas ou pirulito.
(é preciso ter um bom espaço e verificar que não existam objetos/móveis que possam machucar as crianças - não deve ser feito com crianças muito pequenas que se assustam com o estouro do balão).

- Sapatos perdidos
Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala.
Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos.
No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.

http://jardimdafe.blogspot.com,

- Cego de Bartimeu
O animador lê o seguinte texto Mc 10, 46-52 Em seguida, confecciona seis corações de cartolina. Na seqüência, escreve uma frase em cada um:

1. Jesus, filho de Davi, tende piedade de mim!
2. Repreenderam e mandaram que ficasse quieto.
3. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e foi com Jesus.
4. Coragem, levante-se, porque Jesus está chamando você.
5. O cego começou a ver de novo e seguiu Jesus pelo caminho.
6. Jesus perguntou: O que você quer que eu faça por você?

Orientação: Cortar os corações formando um quebra-cabeças (3 ou 4 partes).
Formar grupos. Cada grupo monta um quebra-cabeças (coração).
Ao formar a frase, o grupo deverá conversar sobre seu significado. Escolher de forma criativa uma forma de apresentar a frase aos demais.

http://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/volumebiblia/20.htm

- Anjo da Guarda
OBJETIVO : Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros.


DESENVOLVIMENTO: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível, deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período.
Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.

Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.

O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem distribuídas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos anjos. Depois poderá fazer um novo sorteio

http://jardimdafe.blogspot.com,

- Rosa
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materiais dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.

http://soucatequista.com.br/dinamica-da-rosa.html

- O Jardim encantado
Dinâmica de entrosamento
Distribuir entre os participantes cartões de cinco cores: azul, verde, lilás, amarelo e vermelho. Cada participante recebe apenas um cartão. Acompanhando a narrativa, os participantes fazem o gesto correspondente ao seu cartão. Ao final, todos partilham a experiência.
Narrativa:
Era uma vez um jardim encantado. Nesse jardim havia muitos canteiros.
Em cada um deles, havia flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com os mais variados e deliciosos perfumes. Além dessas características, cada flor possuía um cordão de uma única cor.
No jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por essa razão, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformar em jardineiras. Assim, elas sobreviviam, regando umas às outras, e com gotas de água de diferentes tipos.
Umas gotas de água se chamavam Olhar carinhoso. Elas eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão azul. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores de cordão azul se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de olhar carinhoso. Quando elas passavam, todo o jardim silenciava. Ninguém falava, ninguém ria. Todas as flores, em silêncio, recebiam a quantidade necessária de gotas de olhar carinhoso para viver aquele dia.
Uma outra espécie de. gotas de água chamava-se Palavras de ânimo. Essas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão verde. Da mesma forma como as anteriores, estas espalhavam entre as companheiras palavras de ânimo que eram sussurradas no ouvido de cada flor do jardim.
Diariamente, todas as flores precisavam de gotas de água chamadas Um aperto de mão. Eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão lilás. A certa altura do dia, essas flores se transformavam em jardineiras e espalhavam apertos de mão carinhosos para cada uma das flores.
As flores do jardim encantado também eram regadas com gotas conhecidas como Carinho no rosto. Quem as produzia e distribuía eram as flores de cordão amarelo. Também estas, diariamente, cumpriam sua função de jardineiras, alimentando as amigas.
Havia ainda umas gotas muito especiais, de que as flores jardineiras precisavam muito. Estas eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão vermelho. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores de cordão vermelho. As gotas que elas distribuíam chamavam-se Abraço cheio de amor.
E assim as flores do jardim encantado viviam felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viver numa troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas, até desaparecerem felizes para dar lugar às novas flores que nasciam diariamente. Estas logo davam e recebia as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar encantado.

http://jardimdafe.blogspot.com

DINÂMICA- TOMÉ ONDE ESTÁ A TUA FÉ?


Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.

Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.

Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.

As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.

Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vivo no meio de nós!

Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.

Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!

Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:

- Tomé, onde está a sua fé???


http://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/volumebiblia/32.htm

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Segue a via sacra que iremos fazer com as crianças, espero que ajude!

quem tiver alguma dúvida me envie um email. sazinha.samara@hotmail.com


Via Sacra da KTQZ

Iniciaremos ás 15h com todas as crianças reunidas no largo do portão de grade, fazendo a oração inicial.

Após o grupo da Larissa iniciará a caminhada enquanto os demais grupos fazem oração do terço mariano, enquanto aguardam o momento de iniciar sua caminhada.

1ª estação: Jesus é condenado (encenação)

Local da estação – no final da igreja, onde todos os anos montamos o presépio.

Responsáveis – Roberto (Jesus), Flávio Vinícius (Pilatos), João Paulo e Francisco (soldados)

2ª estação: Jesus carrega a cruz

Local - porta da música (onde arrumamos arranjos para enfeitar a igreja)

Será preparado um lugar para colocar a cruz grande

3ª estação: Jesus cai pela primeira vez

Local – atrás da churrasqueira

Responsável Larissa (irá preparar um desenho ampliado da queda)

4ª estação: Jesus encontra sua mãe (encenação)

Local – sala 3

Responsáveis – Diogo (Jesus) e Maria Marta

5ª estação: Jesus recebe ajuda do Cirineu

Local - pátio das salas

Cada criança receberá uma cruz de palito de picolé, que será feita pelo catequista.

6ª estação: Jesus tem o rosto enxugado por Verônica

Local – sala 4

Responsável - Jose (pano branco com estampa do rosto de Jesus)

Colocaremos as crianças de 2 em 2 para ver Jesus no rosto do irmão e fazer 1 momento de perdão

7ª estação: Jesus cai pela 2ª vez

Local – sala 2

Colocar nas salas gravuras de pessoas sofrendo.

8ª estação: Jesus adverte as mulheres de Jerusalém

Local – sala 1

Projetor com a imagem na imagem .

9ª estação: Jesus cai pela 3ª vez

Local – sala em frente ao salão

Cada criança traz um alimento.

10ª estação: Jesus é despido de suas vestes

Local – salão na parte da cozinha

Colocar uma caixa (responsável Jacira) onde as crianças depositarão seu pedido de perdão (cada catequista está responsável por levar as tirinhas de papel e lápis para suas crianças)

11ª estação: Jesus é pregado na cruz

Local – salão

Colocar a cruz pequena (encapada com isopor e papel marrom – responsável Patricia) e cada criança fura com palito de dente

12ª estação: Jesus morre

Local – na garagem

Responsáveis: Jose e Amanda // colar perguntas (É o fim? Acabou?)

13ª estação: Jesus é descido da cruz

Local – janela da sala da ktqz

Terá um cartaz sobre a mesa com um desenho sobre o planeta (responsável Jacira) e as crianças colarão papéis para construir o mundo melhor

14ª estação: Jesus é colocado no sepulcro

Local – altar

Fazer um tumulo com tnt roxo(Julia) e enfeitar com flores e velas (do padre)

As crianças aguardarão as outras chegarem enquanto terminam a oração do terço. Após queimaremos os papeis da estação 10 e ao final faremos um lanche.

Ordem dos grupos e cor das bandeirinhas do domingo de ramos:

OBS: Em todas as estações o catequista deverá criar o clima de oração, fazendo comentários breves, pois precisamos controlar o tempo de cada estação (5 min)